Abraham Maslow nasceu no dia 1 de Abril de 1908, em nova Iorque, era o primeiro filho do imigrante russo Samuel Maslow.
Foi criado segundo os princípios do judaísmo, contudo a mãe não era praticante e, castigava-o severamente. Maslow anos mais tarde em muitas das suas intervenções públicas utilizou a mãe como exemplo para a doença de esquizofrenia. (Bueno,2002)
Os pais de maslow valorizavam muito a educação embora não fossem instruídos, como tal, acharam que seria importante o filho mais velho, pelo menos, tentar uma escolaridade avançada de modo a ter outro estilo de vida. A valorização da educação compensou o desequilíbrio que tinha da infância menos fácil que viveu. Era social-democrata e tinha como ideal trabalhar em prol de atingir uma sociedade melhor. Em Wisconsin as suas áreas de estudo foram a psicologia, anatomia, fisiologia e comportamento animal. (Bueno,2002)
Maslow para a tese de mestrado propôs vários temas mas seria, o tema <<>> a ser único aceite por imposição. Wisconsin deu a maslow uma formação em psicologia gratificante, contudo, foi difícil a escolha por qual seria a possível área de especialização. A entrada para o grupo de investigação de Harry Harlows, investigador do comportamento social e aprendizagem dos primatas, iria mudar e mudou a vida de maslow. Fez testes de inteligência a orangotangos o que o levou a gostar desta área de investigação. (Bueno,2002)
Em 1932 foi para a universidade de Yale com o objectivo de aprofundar com Robert Yerkes os estudos desenvolvidos até então, com os primatas. Descobriu que existe uma relação entre aquilo que é considerado como facto de motivação tanto para os humanos, como para os primatas. Com o decorrer das investigações verificou que os orangotangos recusavam alimento quando se sentiam saciados, e os seres humanos estabeleciam prioridades nas necessidades não satisfeitas, o que constituiu o primeiro passo para o surgimento da pirâmide das necessidades.
Em 1935 estava de regresso a Nova Iroque, onde teve a oportunidade de aprofundar os estudos junto dos psicólogos mais brilhantes da época. Em 1941 escreveu o seu primeiro livro sobre psicologia. Com a segunda guerra mundial maslow sentiu a necessidade de trazer á ribalta a questão do desenvolvimento de uma teoria da motivação humana. O que as pessoas pretendem da vida? De que necessitam para ser felizes? O que faz os seres humanos procurarem algo de concreto? (Bueno,2002)
Com 35 anos Maslow lança o texto que marcaria para sempre a sua carreia, a teoria da motivação centrada na construção da hierarquia das necessidades. Esta foi utilizada durante a segunda guerra mundial como forma de criar um mundo melhor e uma sociedade perfeita.
Durante os anos 50 não se conformou dando ênfase à abordagem da teoria sobre a criatividade onde salientou: <<>>. Isto surgiu porque com a entrada de Maslow para o mundo empresarial a convite dos irmãos, verificou que seria importante as empresas favorecerem o espaço para a iniciativa individual.
Nos anos 60 Maslow era admirado pelo trabalho que até então tinha desenvolvido. Em 1968 deixou a universidade de Brandeis e foi convidado pela “Saga Corporation”, empresa que geria os bares e os refeitórios da universidade de Stanford e de outros campus universitários. Maslow aproveitou para rever alguns dos seus textos mais antigos e concluiu outros durante o tempo em que fez parte dos quadros desta empresa. Entre os artigos realizados consta Father Reaches of Human. (Bueno,2002)
Em Junho de 1970, um ataque cardíaco pôs fim à vida daquele que ficará na história como o idealista de uma nova sociedade, na qual, há espaço para a compreensão do que cada ser humano quer, e o respeito pela sua necessidade de ser criativo e se sentir realizado enquanto ser que produz, que ama e sente. (Bueno,2002)
domingo, 7 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário