De seguida falaremos sobre alguns autores que foram influênciados pelas teorias de Abraham Maslow: Frederick Herzberg, Douglas McGregor, Colin Wilson e Victor Vroom.
Frederick Herzberg
Nascido nos EUA a 18 de Abril de 1923, foi o autor da “teoria dos dois factores”, onde aborda a condição de motivação e satisfação das pessoas. Os factores higiénicos são aqueles que se referem às condições que envolvem o funcionário enquanto trabalha, tendo em consideração circunstâncias físicas e ambientais de trabalho, o salário, os benefícios sociais, as políticas da empresa, o tipo de supervisão recebido, etc. Segundo Herzberg, esses factores são limitados na sua capacidade de influenciar o comportamento dos funcionários. Quando estes factores são positivos evitam, promovem a satisfação enquanto o contrário impulsiona a insatisfação.
Por outro lado, existe os factores motivacionais. Estes referem-se ao conteúdo do cargo e às tarefas e deveres relacionados com o cargo em si. Herzberg considera que a motivação envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional. (Herzberg, 1959)
Douglas McGregor
Fez o doutoramento em Psicologia em 1935 e foi professor de Gestão. No livro que publicou em 1960, “The human side of enterprise”, apresenta duas teorias antagónicas de motivação de como liderar pessoas dentro de uma organização. A teoria X assume que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, necessitando de motivação. A teoria Y baseia-se no pressuposto de que as pessoas querem e necessitam de trabalhar e é a aplicação prática da Escola Humanística de psicologia de Abraham Maslow (McGregor, 1960).
Colin Wilson
Conhecido nas décadas de 50, 60 e 70, é um filósofo autodidacta. Foi influenciado por Abraham Maslow, estudando as “ peak experiences”, os momentos altos de felicidade em que o ser humano consegue obter energia suficiente para resolver problemas de vida. Assim com Maslow, Wilson afirmam que seria possível sustentar esse estado mental quase indefinidamente, referindo-se ao Super-Homem de Nietzsche.
Victor Vroom
Desenvolveu a teoria da expectativa com base na pirâmide das necessidades de Maslow. É constituída por duas partes, os desejos individuais e as expectativas de alcançá-los. Classifica os desejos individuais de acordo com a sua valência, conforme a influência que provoca na motivação da pessoa. Esta primeira parte é limitada pelas expectativas de alcançar. Para que a pessoa trabalhe com a finalidade de satisfazer um desejo que contem um alto grau de valência, precisa de acreditar que é possível satisfazer o desejo.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário